NOSSA ÉTICA

Um conjunto de normas sobre Éticas e Compliance rege a integridade corporativa da Trilha Gold Capital, garantindo o cumprimento de leis, regulamentos, políticas e procedimentos pelas empresas e pessoas que compõem o Grupo, parceiros e investidores.

Código de Conduta Trilha Gold

Aplicação do Código de Conduta

O Código de Conduta destina-se a agir como uma bússola, apontando a direção certa a respeito do que significa ser um colaborador da Trilha Gold e, desta forma, promovendo o comportamento de acordo com as leis e regulamentos que governam nossa empresa. Ele é a base para uma abordagem de conformidade harmônica, fornece informações sobre as nossas principais atividades comerciais e descreve nossas responsabilidades individuais. Se aplica a todos os colaboradores, independente do país natal e do cargo ocupado. Cada empresa do Grupo Trilha Gold deve implementar e aplicar este Código em suas operações cotidianas.

O Código fornece orientação: ele não tem as respostas certas para todas as situações, nem todas as regras a serem seguidas pelo colaborador porque não substitui a responsabilidade individual de exercício do bom julgamento e do bom senso. Em caso de leis aplicáveis mais rigorosas que este Código, o padrão mais rigoroso será aplicado.

O Código representa nosso compromisso coletivo e individual na condução do negócio em todo o país de acordo com nossos valores e com as leis e regulamentos relevantes.

Sua Responsabilidade

Como Funcionário

Compliance corporativo significa muito mais que a adesão a regras internas e externas. Significa tornar-se um agente ativo da integridade, dando o exemplo, respeitando e vivendo os valores que orientam nosso negócio. Cada colaborador é individualmente responsável pela conformidade com o Código, além da legislação, regulamentos, políticas e procedimentos aplicáveis. A Trilha Gold deposita sua confiança em cada um de nós para que ajamos em prol de resultados confiáveis.

Como Líder

Se você é gestor de outras pessoas, espera-se que você seja um exemplo para elas. Você deve garantir que os indivíduos que respondem a você recebam orientação, recursos e treinamentos necessários para permitir que façam o trabalho de forma compatível. Os gerentes são pessoalmente responsáveis pela criação de um ambiente de confiança, no qual, as pessoas se sentirão seguras para fazer perguntas, expressar preocupações e comunicar violações suspeitas sem medo de represálias.

Com Terceiros

Esperamos que terceiros que trabalhem com a Trilha Gold ajam de acordo com os princípios do Código. Caso você esteja envolvido na retenção de qualquer um destes terceiros mencionados, é sua responsabilidade garantir que eles conheçam o Código.

Fale Livremente

Seu compromisso pessoal com o compliance é fundamental para o sucesso da Trilha Gold. Se você acha que alguém fez, faz ou pode estar prestes a fazer algo que constitua uma violação do Código ou das leis, políticas ou procedimentos aplicáveis, é sua responsabilidade ética se manifestar a respeito. Quanto mais tempo se leva para resolver uma questão, pior ela se torna.

Ética Profissional

O que é ética profissional e qual a sua importância no ambiente de trabalhado? A ética profissional nada mais é que um conjunto de regras, condutas e valores que visam conscientizar e conduzir a postura e os comportamentos de profissionais dentro de uma instituição. Nesse sentido, se torna de extrema importância, tanto para as empresas quanto para os profissionais que buscam um melhor engajamento no mercado de trabalho.

O profissional que demonstra ter conhecimento da conduta ética se destaca perante outros colaboradores, conquistando mais respeito, confiança e credibilidade por parte de seus superiores e colegas de equipe.

A conduta ética dentro da empresa

Ter uma postura mais ética também auxilia no andamento de processos dentro da empresa, alcance de metas, aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional e dos relacionamentos interpessoais. Quando a empresa e seus profissionais prezam por atitudes éticas, como temperança, respeito, paciência e humildade, é muito mais fácil estabelecer bons relacionamentos, proatividade, autonomia e inovação.

– Conceitos da ética profissional:

  • Honestidade

Ser honesto é uma das principais características para qualquer funcionário, independentemente da área de atuação, seja dentro ou fora da empresa. Essa qualidade, certamente, abre caminhos e ajuda a pessoa a encontrar o sucesso pessoal e profissional tão almejado. É fundamental ser sincero com os colegas e outros profissionais de equipe, ganhando respeito e confiança dos superiores.

  • Respeitar a hierarquia da empresa

Independentemente da relação de amizade existente entre duas pessoas, é preciso respeitar a relação hierárquica existente dentro da empresa. É importante que cada pessoa seja valorizada pelas suas conquistas e metas alcançadas, e não por uma relação de amizade que possa existir com alguém que está em um nível acima na hierarquia da empresa.

  • Assumir os próprios erros

Erros acontecem, mas é imprescindível que o funcionário saiba reconhecer. Nessas horas, não adianta se desesperar ou procurar por justificativas. Apenas garanta que o erro não ocorrerá novamente. O importante é sempre falar a verdade.

  • Nunca tomar para si o mérito de outros

Um dos pilares motivacionais dentro de um ambiente de trabalho é o reconhecimento, e para que esse crescimento profissional funcione, é preciso reconhecer o mérito dos outros e dar crédito a quem realmente merece. Isso significa nunca aceitar os elogios ou o mérito que é de outra pessoa. É preciso reconhecer o trabalho alheio e ser sincero quanto à autoria das realizações de cada profissional dentro de uma equipe. As recompensas devem chegar a quem merece.

  • Ter respeito

Palavras têm peso, tanto quanto atitudes. Por isso, é fundamental ter educação com todos ao redor. O respeito é essencial e faz parte das normas de ética profissional. Ainda que, por vezes, seja preciso proferir críticas construtivas, é sempre esperado que isso seja feito de forma educada. É preciso que cada um trate os demais como gostaria de ser tratado.

Negócios e Concorrência

Compromisso com a Concorrência Justa

Estamos comprometidos em obter vantagens competitivas apenas por meio de meios legais. Muitos países possuem leis que protegem e promovem a concorrência livre e justa. Essas leis regulamentam como lidamos com concorrentes, clientes, distribuidores e outras partes. Elas são complexas, podem operar de maneira diferente para cada situação particular e exigem uma análise diferente para cada produto ou país, e uma análise diferente quando a Trilha Gold é a líder de mercado.

As leis de concorrência livre e justa se aplicam em todos os aspectos das nossas atividades envolvendo concorrentes, seja na presença em uma associação comercial, coletando informações de concorrência ou no trabalho com clientes mútuos. Associações comerciais jamais devem ser usadas como fórum para estabelecer uma abordagem comum para um cliente ou para elaborar uma “solução da indústria” para um problema comercial.

Ao coletar informações de concorrência, se atente às leis aplicáveis. Não busque ou aceite dados confidenciais de concorrentes. Não faça uso de mentiras, distorções ou induções para encorajar clientes, fornecedores ou ex-colaboradores de concorrentes a fornecer informações que devem ser mantidas em sigilo.

Sem Corrupção e Suborno

Nunca se deve tentar obter tratamento regulamentar favorável para a Trilha Gold ou tentar impulsionar os interesses comerciais da Trilha Gold tomando (ou tentando tomar) atitudes que possam influenciar alguém de forma inadequada a favor da Trilha Gold. Muitos países possuem leis específicas contra a influência imprópria ou corrupção de funcionários públicos. Tenha atenção especial para este tipo de situação, onde o governo do país regulamenta nossos produtos e é também um cliente.

Subornos são considerados quaisquer situações que criem um sentimento de obrigação ao receptor: dinheiro, presentes, entretenimento, serviços ou ofertas de emprego podem ser considerados subornos. Pode ser difícil distinguir um presente genuíno de um ato ilícito. É muito importante que você não ofereça, ou aceite, qualquer coisa que possa ser interpretada como um suborno. Mesmo presentes que são trocados puramente em caráter de amizade podem ser mal interpretados e percebidos como vantagem imprópria para criar influência, caso sejam dados a uma pessoa ou empresa em posição de oferecer ajuda à Trilha Gold.

Não é considerado aceitável quebrar o Código alegando ser uma prática “normal” ou “aceita”, em um determinado país, receber ou oferecer presentes ou dinheiro para fechar um negócio. Em caso de dúvidas sobre a pertinência de um pagamento ou transferência de qualquer item de valor, entre em contato com seu superior de forma imediata para que esse fale com a Diretoria antes de agir.

Informações Privilegiadas

Fazemos negócio com empresas públicas (que vendem ações em ofertas públicas). Caso você receba informações durante o desempenho de suas funções que não sejam acessíveis ao público e que possa influenciar o preço das ações da outra empresa, você não deverá utilizar estas informações para seu benefício, nem divulgar a terceiros ou pessoas que não estejam envolvidas no projeto.

Direitos Autorais, Propriedade Intelectual e Segredos Comerciais

Jamais infrinja os direitos autorais ou a propriedade intelectual de terceiros. Funcionários que trabalharam anteriormente para empresas concorrentes da Trilha Gold devem ter precauções extras relativas à proteção dos segredos corporativos e comerciais de seu ex-empregador. Nunca utilize segredos corporativos ou comerciais de ex-empregadores para condução de negócios para a Trilha Gold.

Operacional

Qualidade

A inovação e a qualidade são pilares fundamentais da nossa visão e valores. Para manter o sucesso, a Trilha Gold deve reagir de acordo com as situações transitórias do mercado e trabalhar em prol da excelência dos produtos por meio de processos eficientes de negócio. Um dos objetivos da gestão de qualidade é a melhoria contínua de produtos e processos comerciais.

Condições de Trabalho Justas e Dignas

Temos um compromisso com o fornecimento de condições de trabalho éticas e dignas, respeitando o direito individual, tratamento justo, educado e respeitoso. Não toleramos assédio ou discriminação com base em origem étnica, racial, idade, gênero, orientação sexual, crenças ou convicções religiosas, deficiências ou qualquer outra característica legalmente protegida e sujeita à conformidade com a legislação aplicável. Decisões a respeito de contratações devem sempre ser tomadas em cooperação com o departamento local de Recursos Humanos.

Saúde, Segurança, Proteção e Meio Ambiente

Saúde, Segurança, Proteção e o Meio Ambiente são partes integrantes das nossas operações. Temos padrões e políticas projetadas para reduzir o potencial de exposição a riscos no local de trabalho. Conduzimos nossas operações de acordo com as leis e regulamentações aplicáveis ambientais, de saúde, segurança e proteção, padrões da empresa e melhores práticas. Tomamos todas as medidas razoáveis e práticas para garantir um ambiente de trabalho limpo, seguro, protegido e saudável. Buscamos a melhoria contínua sempre que possível e economicamente viável. Supervisionamos nosso desempenho regularmente para assegurar a conformidade com nossos padrões e objetivos, garantindo que nossos processos e equipamentos sejam de primeira linha e evitando acidentes futuros.

Sustentabilidade

O “Desenvolvimento Sustentável” é uma abordagem mundialmente aceita para sustentação do crescimento econômico sem danos ao planeta ou esgotamento de seus recursos, proporcionando melhorias na qualidade de vida para seus habitantes atuais e futuros. Nosso sucesso em um ambiente complexo de prestação de assistência médica, em rápida evolução, depende da nossa habilidade em desenvolver estratégias em que tanto a indústria quanto a sociedade possam se beneficiar.

Isso significa o desenvolvimento de soluções inovadoras, fornecimento de um local de trabalho recompensador, comprometimento em ser um parceiro confiável e auxiliar as comunidades nas quais operamos. Finalmente, proporcionar inovação aos nossos clientes e parceiros será nosso maior presente à sociedade.

Compromisso com Direitos Humanos

A Trilha Gold reconhece seu papel na influência para promoção e proteção dos direitos humanos e para garantir que nossas operações comerciais não contribuam direta ou indiretamente para violações dos direitos humanos. Da mesma forma, a demonstração de respeito pelo Código de Conduta da Trilha Gold por parte de terceiros terá influência direta na decisão da Trilha Gold de continuar ou renovar as relações comerciais com estes terceiros. Em suma, aderimos às seguintes expectativas com base em padrões éticos internacionalmente aceitos:

  • Os salários são justos e competitivos, com base em desempenho e conduta ética
  • Os colaboradores não são submetidos a condições de trabalho injustas ou antiéticas, incluindo todas as formas de trabalhos forçados ou trabalho
  • Os padrões trabalhistas estão de acordo com a legislação das jurisdições sob as quais
  • Todas as nossas operações proporcionam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Os trabalhadores não são submetidos a condições de trabalho
  • Não efetuamos discriminação em situação de contratação, emprego, salários, promoção, condições de trabalho ou qualquer outra ocasião com base em origem étnica, raça, idade, gênero, orientação sexual, crenças ou convicções religiosas, deficiências, ou qualquer outra característica legalmente protegida e sujeita à conformidade com a legislação aplicável.
Trabalhando com Agências Governamentais

Os colaboradores da Trilha Gold geralmente precisam tratar com agências do governo responsáveis pela supervisão de conformidade com as leis e regulamentações. Apenas colaboradores autorizados a interagir com autoridades governamentais devem responder a perguntas diretas. Cada empresa do Grupo Trilha Gold deve adotar procedimentos relacionados a solicitações de autoridades reguladoras ou governamentais consoantes com as políticas da Trilha Gold.

Privacidade e Segurança de Dados

Nós protegemos as informações pessoais que manuseamos em nossas atividades comerciais. Respeitamos os direitos de privacidade de nossos colaboradores, clientes e terceiros. Coletamos e processamos dados apenas para fins comerciais específicos e legítimos e protegemos estes dados contra acessos não autorizados. Sempre que possível, utilizamos dados anônimos ou anonimizados para não identificar indivíduos. Cada empresa do Grupo Trilha Gold e terceiros que colete e/ou processe dados pessoais em nome da Trilha Gold deverá estar de acordo com nossas políticas sobre privacidade de dados e adotar políticas e procedimentos para garantir a conformidade com as leis, políticas e procedimentos aplicáveis.

Relacionamentos com Terceiros

Esperamos que nossos fornecedores, prestadores de serviço e contratados sigam os princípios básicos de direitos humanos compatíveis com os nossos e que conduzam seus negócios de acordo com altos padrões éticos, conforme os princípios adotados pela Trilha Gold. Os relacionamentos da Trilha Gold com terceiros baseiam-se em práticas legais, eficientes e justas. Esperamos que os terceiros com os quais trabalharmos obedeçam às leis que determinam o tratamento justo dos trabalhadores, o fornecimento de um ambiente de trabalho seguro e saudável, além da proteção e qualidade ambiental.

Financeiro

Integridade Financeira

Cada empresa do Grupo Trilha Gold mantém seus respectivos livros contábeis, registros e contas dentro da estrutura de um sistema de controle interno. Todas as circunstâncias relevantes para a contabilidade deverão ser documentadas e registradas por completo e com precisão, de acordo com os padrões de contabilidade e as diretrizes específicas da Trilha Gold.

Cada empresa do Grupo Trilha Gold deve possuir e inserir uma política de retenção de documentos que se aplica ao período de guarda e retenção de livros financeiros, registros e contas. Cada empresa do Grupo Trilha Gold deve, também, colocar em vigor medidas de segurança contra riscos de que nossa empresa possa ser utilizada por terceiros para lavagem de dinheiro. A maioria dos países não tolera práticas de lavagem de dinheiro, uma ação criminosa de filtragem de dinheiro proveniente de atividades ilegais por meio de uma série de transações legais para “lavá-lo”, e dar a impressão de que este dinheiro é oriundo de fontes legítimas.

Separando a Empresa dos Interesses Pessoais

Interesses pessoais não deverão influenciar seu julgamento comercial ou suas decisões. Você deverá evitar qualquer situação em que seus interesses pessoais sejam inconsistentes com os interesses da Trilha Gold, criando um conflito de lealdade. Um conflito é caracterizado quando seus interesses pessoais, sociais, financeiros ou políticos são colocados antes dos interesses da Trilha Gold, ou caso seus interesses externos afetem sua objetividade, motivação ou desempenho como colaborador. Atividades de familiares e colaboradores próximos também podem causar conflitos de interesse. Até mesmo, conflitos aparentes podem danificar sua reputação ou a reputação da Trilha Gold.

Siga sempre os procedimentos de fornecimento e diligência devida da Trilha Gold ao selecionar pessoas ou empresas para representar a Trilha Gold, sempre divulgando potenciais conflitos.

Atividade Política

Existem restrições legais no que tange o apoio da Trilha Gold a candidatos políticos ou seu envolvimento em atividades políticas. Em alguns casos, o fato de ser um colaborador da Trilha Gold pode ser interpretado como uma contribuição ou atividade da própria Trilha Gold, e a Trilha Gold pode ser solicitada a comunicar suas contribuições, ou em alguns casos, elas podem ser proibidas por lei.

Por todas estas razões, caso você esteja envolvido em atividades políticas pessoais, deve ter cuidado para não utilizar tempo ou recursos da empresa e não se envolver em quaisquer atividades políticas ou de lobby utilizando a razão social da Trilha Gold. Decisões tomadas por uma empresa do Grupo Trilha Gold para apoio a candidatos a cargos públicos, partidos políticos ou iniciativas políticas específicas, devem ser aprovadas antecipadamente pela Diretoria.

Por Dentro da Trilha Gold

Sem Retaliação

Retaliações violam a política da Trilha Gold. A Trilha Gold proíbe terminantemente retaliações contra qualquer um que levante uma questão de conformidade, em boa fé, ou que ajude a resolver uma questão de conformidade. A retaliação pode acarretar em medidas disciplinares, podendo incluir demissão

Protegendo a Propriedade da Trilha Gold

Os bens da Trilha Gold são valiosos e devem ser protegidos contra prejuízos, danos, roubos e mau uso. Geralmente, bens da empresa como equipamentos, instalações e documentos devem apenas ser utilizados para atividades autorizadas.

A propriedade intelectual é um bem importante da Trilha Gold. Nossa tecnologia, nossos dados técnicos contêm grande quantidade de propriedade intelectual, protegida por medidas de segurança legais que incluem patentes, marcas registradas, direitos autorais e segredos comerciais. Caso seja necessária a divulgação de informações confidenciais a terceiros, a divulgação deve ser precedida pelas etapas de proteção aos dados, tais como a assinatura de Acordos de Confidencialidade.

Segurança de TI

Todos temos a responsabilidade de utilizar os sistemas de rede, computadores e comunicações da Trilha Gold de forma ética e dentro da lei. Ainda que a utilização ocasional destes sistemas seja permitida, esta deve ser apropriada e não deve interferir com o trabalho cotidiano. Até onde é permitido pela legislação aplicável, a Trilha Gold reserva o direito de monitorar acessos e utilização de todos os sistemas da empresa. Portanto, não haverá privacidade ou confidencialidade durante o acesso aos sistemas da empresa.

Redes Sociais

Nós respeitamos os direitos legais dos colaboradores de utilizar redes sociais. No entanto, a Diretoria administra as atividades oficiais de mídias sociais da Trilha Gold. Os mesmos princípios que se aplicam a todas as comunicações da Trilha Gold também se aplicam aos conteúdos e canais de mídia. Consulte e siga as Diretrizes de Mídia Social da Trilha Gold, as políticas comerciais e as leis e regulamentações locais, já que todas endossam o comportamento ético e o bom julgamento na utilização de redes sociais.

Quem Pode Ajudar

Pedindo Ajuda e Aconselhamento

Nenhum de nós sabemos a resposta para todas as perguntas ou o que fazer em todas as situações. Você é responsável por conduzir e aprender a respeito do seu trabalho de acordo com a visão e os valores da Trilha Gold, o Código, as políticas e procedimentos, e todas as leis aplicáveis. Mas, nem sempre é simples determinar qual é a “resposta certa”. Quando houver incerteza sobre algum ponto deste Código ou de outras políticas e procedimentos, pergunte e busque aconselhamento, seja para confirmar que determinada ação está alinhada com a visão da Trilha Gold ou para levantar um assunto que você acredita se tratar de uma quebra do Código, ou mesmo ser ilegal.

Pessoas de Contato

A Diretoria e o jurídico estão comprometidos em assegurar que o Código de Conduta seja seguido de forma consistente por toda a Trilha Gold. A Diretoria e o jurídico também servem como contato para colaboradores, parceiros comerciais e clientes sobre assuntos relacionados à implementação e conformidade com o Código de Conduta. Cada empresa do Grupo Trilha Gold também deve identificar uma pessoa local, que trabalhará em conjunto com a Diretoria e departamento jurídico para coordenar empreitadas, iniciativas e programas locais de treinamento em conformidade.

Pode haver ocasiões em que você queira falar com outra pessoa, além do seu superior direto. Em tais casos, você pode entrar em contato com o Recursos Humanos, departamento jurídico ou a Diretoria.

Qual Lei se Aplica?

A Trilha Gold conduz transações comerciais por todo o país, e nossos colaboradores são cidadãos de muitos estados diferentes. Um desafio importante para todos nós é compreender como as leis destes locais podem ser aplicadas nas nossas operações. Em alguns casos, pode haver conflito entre as leis aplicáveis de dois ou mais estados. Quando houver este tipo de conflito, é essencial buscar aconselhamento Jurídico da Trilha Gold para compreender como resolver este conflito adequadamente.